cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Copias de segurança

morgado
Visitante

Copias de segurança

Tenho um VAIO VGN-FZ21E com W.HOME PREMIUM, gostaria de saber se as copias que fiz quando o adquiri incluem os sistemas operativos Windows. Se houver uma avaria do disco e tenha de ser sustituido, teria de instala-los novamente, e quero estar descansado neste aspecto.
Ouvi dizer que a Sony é obrigada a dar os respectivos cd`s dos windows gratuitamente, só temos que pagar os portes.
Agradecia me informassem se isto é verdade e onde se podem pedir.
Cumprimentos, OBRiGADO

4 RESPOSTAS 4
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Cara Morgado,

O seu Vaio possui uma partição oculta onde tem tudo instalado, quer o sistema operativo quer todo o outro software...

De acordo com o Manual de Intruções, a primeira coisa que se deve fazer é uma cópia dos discos de recuperação, caso haja algum problema com o seu Vaio...pessoalmente aconselho a que se façam 2 ou 3 cópias já que nada impede que esses discos se "deteriorem" como qualquer cd/dvd de um sistema operativo...

Esses discos de recuperação são feitos de acordo com a informação contida nessa partição oculta...se acontecer alguma coisa ao seu Vaio, um vírus por exemplo e não o conseguir eliminar, pode fazer a recuperação do sistema quer através dessa partição oculta (tecla F10) quer através dos discos de recuperação...em qualquer dos casos, o Vaio fica como quando foi adquirido...

Se eventualmente apagar a partição oculta, pode sempre restaurar o seu Vaio através dos discos de recuperação...o mesmo sendo verdadeiro se eventualamente quiser ou tiver de mudar de disco rígido...(neste caso a recuperação do sistema não irá instalar a partição oculta)...

Finalmente, não é correcto que a Sony ou qualquer outro fabricante seja obrigada a fornecer gratuitamente os dvd's do sistema operativo pois, permite-lhe fazer o número de cópias que entender...

Se eventualmente não tiver discos de recuperação e tiver apagado a partição oculta, terá de adquirir discos de recuperação à Sony...

Cumprimentos

morgado
Visitante

Caro Expert,

Obrigada pelo claro esclarecimento. Só para acrescentar, quando comprei a maquina fiz um "Create Recovery Discs" e a minha duvida era se nesse disco estavam incluidos os sistemas operativos, ao qual já me foi respondido .
O caro Expert aconselhou-me , e muito bem, a fazer mais do que uma cópia, e como já disse só fiz uma. O que eu pergunto agora é se , visto a máquina já ter 6 meses, para criar mais discos e ficarem com o software original , posso ainda faze-los a partir ""Create Recovery Discs" ou se è melhor fazer cópias dos cd´s que fiz na altura

Antecipadamente grata
Clementina Morgado

luisarn
Explorador

Caro Expert,

Obrigada pelo claro esclarecimento. Só para acrescentar, quando comprei a maquina fiz um "Create Recovery Discs" e a minha duvida era se nesse disco estavam incluidos os sistemas operativos, ao qual já me foi respondido .
O caro Expert aconselhou-me , e muito bem, a fazer mais do que uma cópia, e como já disse só fiz uma. O que eu pergunto agora é se , visto a máquina já ter 6 meses, para criar mais discos e ficarem com o software original , posso ainda faze-los a partir ""Create Recovery Discs" ou se è melhor fazer cópias dos cd´s que fiz na altura

Antecipadamente grata
Clementina Morgado

Olá, podes criar através do computador ou copiar a partir dos DVDs que já tens.
No 2º caso, sugiro que copies os mesmos com a velocidade mais baixa possível (ex: 2X).

V57...
Participante

Cara Clementina Morgado,

Como diz o nosso amigo luisarn, pode fazê-lo através de uma cópia dos existentes. não se esquecendo que a cópia deve ser feita a uma velocidade bastante baixa....

Apesar de o seu Vaio já ter 6 meses e certamente muitas alterações à configuração inicial, se fizer novos discos de recuperação, estes serão sempres feitos tendo por base a partição oculta ou seja, serão sempre iguais...

Cumprimentos