cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

VGN-BX197XP, Motherboard

jon_sense
Visitante

VGN-BX197XP, Motherboard

Ora antes de mais, cumprimentos a todos.

Sou proprietário de um Vaio VGN-BX197XP, o qual está, há já algum tempo, inactivo. E porquê? - porque há cerca de 2 anos (já fora da garantia) a motherboard do mesmo, simplesmente, foi-se. Muito provavelmente provocado por um pico de tensão, uma extrema sobrecarga de energia, não sei. E eis que se fez jus á velha máxima: "depois de casa roubada, trancas à porta" - agora, já não dispenso o uso de uma UPS.

Detectado o problema, que o mantém inutilizado (o que é uma pena, dado o tipo de máquina), gostaria de obter, de vossa parte, uma opinião muito sincera sobre o tipo de solução a adoptar. Até porque confesso que não sou expert em matérias informáticas. Sei que existe um centro técnico da Sony (creio que na Alemanha), mas muito sinceramente desconheço os custos inerentes a arranjá-lo, embora anteveja que, por aí, possa significar o dispêndio de quantia bastante apreciável (alguém saberá o custo?). Assim, pergunto a quem me possa ajudar (até porque a máquina que refiro foi bastante cara), se é viável arranjar uma motherboard para este Vaio a um preço acessivel, nada de exorbitante. Sei que existem sites tipo EBay, onde se vende tudo e mais alguma coisa, mas por lá, sinceramente, não sei como fazer a triagem do que procuro. Até porque não sei se só existe um tipo de motherboard para o computador em causa, ou se existem outras, até de outros modelos. Sinceramente não sei. Já me lembrei, também, de alguém que poderia ter um portátil similar inutilizado, por quaisquer outros motivos, por quaisquer outras avarias (tal como o monitor avariado, etc) e em que a motherboard esteja salvaguardada e eu, assim, compra-la-ia. Já agora, em alternativa - e considerando o cenário de não existir uma solução razoavel (ou antes 'financeiramente não exorbitante') para ele - gostaria de saber se este meu computador portátil, ainda terá algum valor comercial, considerando que todos os outros componentes ainda estão perfeitamente operacionais (e refiro-me, nomeadamente, ao monitor, que me parece ter ainda algum valor de mercado).

Esperando não estar a entrar com um tópico inapropriado ou demasiado especifico, deixo-vos com o desejo que me possam esclarecer quanto a este assunto.

Cumprimentos a todos!

3 RESPOSTAS 3
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro jon_sense,

Benvindo ao Club Vaio...

Quanto ao mandar reparar o seu Vaio na Sony, tenho muitas dúvidas,para não dizer certezas, que valha a pena...para além do transporte, terá de pagar a motherboard, uma placa gráfica (já que está soldada à motherboard)e a respectiva mão-de-obra...e os preços praticados, de acordo com alguns exemplos aqui nos foruns da Sony, não são propriamente "baratos"...

Pessoalmente não considero uma opção, tanto mais que poderá adquirir um novo portátil pelo preço da reparação ou pouco mais...é preciso também não esquecer que se trata de um portátil com mais de 4 anos e que tem uma placa gráfica com apenas 256 MB...o que nos tempos que correm...

Para saber modelo da sua motherboard, pode talvez desmontar o seu Vaio ou questionar directamente a Sony sobre o modelo de motherboard que o equipa...

Cumprimentos

jon_sense
Visitante

Muito obrigado pelo esclarecimento e pela atenção dispendida relativamente ao meu problema. No fundo, acabou só por dar a plena confirmação (de um expert, que era o que eu pretendia) acerca de algo que eu próprio já desconfiaria. Tentarei, dessa forma - e mesmo considerando a baixa performance da memória - recuperar o portátil em questão, adquirindo uma motherboard que esteja, eventualmente (algo dificilmente) por aí perdida.

Mas não posso deixar de agradecer. Mesmo.

Um abraço.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro jon_sense,

A ajuda não foi muita...de qualquer modo...disponha sempre...

Tem uma PM que talvez ajude um pouco mais...

Cumprimentos